Reliable engineering
takes many forms





LIONS


Projeto LIONS é um projecto de Investigação & Desenvolvimento numa parceria da REN – Operador do Sistema de Transmissão Português [TSO] – com a Albatroz Engenharia para melhorar a eficiência operacional e de manutenção da rede de transmissão eléctrica (LIONS traduz-se por LIne OptimisatioN System) com base no espaço e no tempo de dados a partir de múltiplas fontes.

Trata-se de número complexo de trituração e abordagens probabilísticas para estimar as variáveis significativas em relação à condição da rede:

  • Probabilidade multivariada de fracasso;
  • Confiabilidade;
  • Disponibilidade;
  • Gravidade da falha;
  • Consequências (= custo) de fracasso;
  • Criticidade;
  • Índices de risco;
  • Cenários de contingência;
  • Encaminhamento energia probabilística.

O projecto começou em 2011 e foi concluído em Dezembro de 2014.

Além dos grandes partidos, e seguindo com os valores Albatroz Engenharia de conectar pessoas, empresas e conhecimento, o Projeto LIONS também envolveu uma cooperação científica permanente com a Faculdade de Ciências e Tecnologia e tem sido associada com três Mestre de dissertações de ciência pelos alunos desta faculdade e também do Instituto Superior Técnico.

Âmbito das actividades
O gráfico na página de Grade Intelligence & Optimization [GIO] introduz o âmbito de actividades do Projecto LIONS, enquanto o gráfico abaixo apresenta a metodologia que leva à determinação da probabilidade de falha, um elemento-chave do projecto:

model to compute probability of failure

É mostrado como os equipamentos (os recursos sob o controle do TSO) e do ambiente (os factores além do controle da TSO) seguem caminhos paralelos dupla, pois ambos contribuem para a fiabilidade geral da rede.

A legenda a seguir enfatiza as áreas científicas mais importantes envolvidos em cada etapa da pesquisa.




Motivação
Melhorar o custo total de propriedade de uma rede de transmissão madura incorporado dentro de seu ambiente, satisfazendo todas as partes interessadas, com alta qualidade de serviço.

A frase motivação resume as diretrizes do projeto: Custo Total de Propriedade

Ela envolve o custo de ativos, sua amortização ao longo da vida de serviço, mas tem uma ênfase em atualizações de valor de ativos, dependendo real envelhecimento enquanto estimado em operação e os custos de ações de inspeção e manutenção.

Meio ambiente

A rede de transmissão portuguesa tem padrões muito elevados de confiabilidade do equipamento. Por isso, a maioria dos disparos, incidentes e muita das atividades de manutenção lidar com clima, flora, fauna e atividades humanas que ocorrem ao redor da grade e para além do controlo do TSO.

Qualidade de serviço

A medida do sucesso do projeto dependerá de manter ou melhorar a qualidade técnica do serviço, otimizando despesas (manutenção de ativos existentes e, em um peso menor, os investimentos em novos ativos).

Também é importante ressaltar que o projeto visa a rede de transmissão madura onde a avaliação da vida útil restante real, dependendo do histórico de uso e manutenção é um parâmetro chave, em comparação como o conjunto da vida inicial, quando entrou equipamentos décadas de serviços atrás.